quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUESTÕES DE REVISÃO DA POLICIA CIVIL

1) Seu domínio típico é o Planalto Meridional, desde o sudoeste de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul, abrangendo particularmente largas porções do Paraná e Santa Catarina. Trata-se de uma floresta mais ou menos aberta, de trânsito fácil, cujos vegetais têm folhas aciculifoliadas…”.
Qual a formação vegetal descrita no texto?
a) Mata dos Pinhais.
b) Campos do Paraná.
c) Mata de Várzea.
d) Floresta Atlântica.

2) Dentre as principais paisagens naturais do Brasil destaca-se, por sua extensão, o Domínio Morfoclimático do Cerrado. Sobre ele, é correta a afirmação de que:
a) corresponde a região de clima subtropical e do Planalto Meridional do Brasil;
b) o principal aspecto de seu relevo é a presença de serras e intensos processos erosivos;
c) ocupa parte do Planalto da Borborema e da Chapada da Diamantina, ao sul da Bahia;
d) possui clima tropical e corresponde às áreas de chapadas e chapadões principalmente no Planalto Central do Brasil;

3) Um avião parte de Rio Branco (Acre)a 75º w às 10 horas da manhã do dia 15 de julho com destino ao Rio de Janeiro a 45 º w O tempo de viagem é de 4 horas.
Pergunta-se:
I- Hora no Rio de Janeiro no momento da decolagem.
II- Hora no Rio de Janeiro no momento do pouso.
III- Hora em Rio Branco no momento do pouso no Rio de Janeiro.
IV- Hora em Londres (próxima ao meridiano de Greenwich) no momento da decolagem de Rio Branco.
As respostas corretas são, respectivamente
A) 15 hs, 16 hs, 14 hs, 12 hs
B) 12 hs, 16 hs, 14 hs, 15 hs
C) 10 hs, 14 hs, 14 hs, 15 hs
D) 12hs , 14 hs, 16 hs, 15 hs

4) "Buraco não, Buracão." Assim se referiu a manchete da reportagem de 18/10/2000 da revista Veja sobre a falha na camada de ozônio que periodicamente aparece sobre a Antártida. Sobre este fenômeno é correto afirmar que, EXCETO
A) a causa do fenômeno está relacionada à queima excessiva de combustíveis fósseis que aumentam a temperatura da Terra, ocasionando a dispersão dos raios infravermelhos para fora da atmosfera.
B) o fenômeno é provocado pela emissão de gás CFC (clorofluorcarbono), cujo cloro tem capacidade de destruir as moléculas de ozônio.
C) a principal conseqüência da diminuição da camada de ozônio é o aumento da incidência de raios solares ultravioletas.
D) a ocorrência da falha na Antártida se deve a uma conjugação de fatores, entre eles as correntes circulares de vento e incidência de luz solar em determinada época do ano, o que potencializa os efeitos destrutivos do CFC

5) Sobre a geologia e o relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO
A) nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares como chapadas e cuestas.
B) o Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em minerais metálicos.
C) o relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de modestas altitudes.
D) o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral é bastante íngreme e elevado devido à presença de dobramentos terciários.

6) Leia o texto abaixo.
Um problema natural relacionado aos solos de clima tropical, sujeitos a grandes índices pluviométricos, é o processo de infiltração de água no solo. A água que se infiltra através dos poros, como em uma esponja, vai, literalmente, lavando os sais minerais hidrossolúveis (sódio, potássio, cálcio, etc.) e diminui a fertilidade do solo. Paralelamente à infiltração de água no solo, ocorre o surgimento de uma crosta ferruginosa, que em certos casos chega a impedir a penetração das raízes no solo.
Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado abaixo.
O texto versa sobre a erosão ........ dos solos e refere-se, primeiramente, ao processo de ........ e, depois, ao processo de ........ .
(A) vertical – laterização – lixiviação
(B) superficial – lixiviação – laterização
(C) pluvial – laterização – lixiviação
(D) vertical – lixiviação – laterização

7) Sobre o MERCOSUL, é CORRETO afirmar que
A) o estágio atual do Mercosul já permite a livre circulação de bens, serviços e trabalhadores, sem qualquer impedimento.
B) o atual nível de integração possibilita definir esse bloco como uma união aduaneira incompleta, com vistas a se tornar um mercado comum.
C) a estabilidade política e o grande mercado consumidor de todos os países integrantes foram fatores que favoreceram a implantação do bloco.
D) o projeto da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), segundo especialistas, fortalecerá a criação comercial e econômica do Mercosul.

8) Considerando-se que a reta delimitada pelos pontos A e B da carta topográfica possui 3,5 cm de comprimento e que a distância real entre os dois pontos é de 1750 metros, a escala da carta topográfica está CORRETAMENTE indicada em:
a) 1: 5000
b) 1: 10000
c) 1: 50000
d) 1: 100000

9) Um estudante de Geografia, durante a elaboração de trabalho escolar que tratava do relevo brasileiro, encontrou, em um livro didático, esta definição:
Planalto: Relevo plano e alto, situado acima dos 1.000 m de altitude, cuja formação ocorreu no Pré-Cambriano. Nesse relevo, os processos de erosão superam os de acumulação de sedimentos.
Considerando-se esse tipo de relevo, conclui-se que essa definição está
A) CORRETA, uma vez que os planaltos, no Brasil, se situam acima dos 1.000 m de altitude.
B) CORRETA, uma vez que os planaltos foram esculpidos por processos bastante antigos, que, na escala do tempo geológico, ocorreram no Pré-Cambriano.
C) INCORRETA, uma vez que atuam, nos planaltos, processos de acumulação de sedimentos, que superam os de erosão.
D) INCORRETA, uma vez que o modelado dos planaltos – ou seja, sua forma –nem sempre é plano.

GABARITO: A,D,B,A,D,D,A,C,B

2 comentários:

Andina Gomes disse...

Professora, por gentileza, a definição de PLANALTO, segundo o geógrafo Aziz Ab' Sáber é qual das seguintes:

1. superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos;

ou

2. superfícies delimitadas por escarpas, elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras.

Agradeço, desde já!

Priscila Oliveira disse...

Posso até está errada...mas não concordo com a resposta da 9ºquestão do exercício de revisão para polícia civil.
Pois está gabaritada como "B", enquanto as alternativas que mais lhe cabem são "C" ou "D", pois o texto do enunciado da questão afirma erronhamente que planaltos são relevos planos e altos, formados por um processo onde a erosão supera a acumulação de sedimentos.Sabendo-se que os planaltos não são exatamente planos e que são formados por um processo onde a acumulação de sedimentos supera a erosão e não o contrário, as alternativas que a questão poderia ter como resposta são "C" ou "D".